1- O tipo de inovação mais marcante no meu local de trabalho foi a redução drástica do consumo de papel A4.
Com a introdução de novos multifunções, programados para impressão em dupla face, com recepção de fax via servidor e visionado no computador.
Com estas duas medidas estima-se a redução de consumo de papel para metade com evidentes benefícios ecológicos.
Os benefícios das inovações na nossa produtividade são ter-mos mais facilmente e mais comodamente acesso, com esta nova ferramenta de trabalho, às comunicações que recebemos sem sairmos tantas vezes do nosso posto de trabalho.
As sugestões alternativas às inovações implementadas por vezes não é fácil dar sugestões inovadoras quando uma empresa como a que eu trabalho se encontra na vanguarda da tecnologia e tem uma grande preocupação corporativa, poderia sugerir (o que por acaso já o fiz) para a redução do consumo de papel todas as notas informativas seja arquivadas em pastas no computador e não numa prateleira como fazemos.
Na empresa em que trabalho as formações profissionais é uma constante por vezes temos formações que não têm a ver com a nossa profissão, mas são para o nosso enriquecimento pessoal.
A formação que eu gostei mais e que me ajudou profissionalmente foi liderança e gestão de equipas, aprendemos varias maneiras de liderar uma equipe de trabalho, a maneira de resolver conflitos, de expor tarefas e uma das coisas principais que é ser um bom ouvinte.
As competências essenciais do líder são o diagnostico (capacidade para detectar o nível de desenvolvimento dos colaboradores, tanto em termos de competência técnica (domínio da tarefa) como ao nível emocional/motivacional), flexibilidade isto é capacidade para utilizar diferentes estilos de liderança com diferentes colaboradores ou utilizar diferentes estilos de liderança com o mesmo colaborador (se a situação se alterar).
Os vários estilos de liderança como o controlo, supervisão, orientação e delegação.Ao delegar o líder deve continuar atento ao comportamento dos colaboradores, manter a porta aberta para apoiar eventuais dificuldades, ser solidário com os resultados e responsáveis pelos insucessos.
No fundo no meu dia a dia é tentar ser um bom líder com todos os colaboradores e tentar resolver todas as situações que vão acontecendo no dia a dia
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário