quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Reflexão sobre o impacto dos media na construção da opinião publica.

O impacto da média na construção da opinião pública é um fenómeno com bastante impacto ou seja é uma realidade que acontece no nosso dia á dia e que por vezes nem damos por isso.
Ora vejamos se tivermos atentos a um programa de televisão e no intervalo vermos um anúncio de um determinado produto repetidamente acaba por nos chamar atenção e por vezes quando saímos de casa e vemos o produto acabamos por comprar nem que seja só por curiosidade
Todo o meio de comunicação influencia, pela positiva e negativa a opinião pública.
No que se refere á influencia positiva para alem de nos manter informados sobre, economia, pulitica, social, etc., também nos influencia e revoluciona o pensamento social.
No que diz respeito á influencia negativa é que muita das vezes o excesso de informação também influencia o social no aspecto negativo.
Por exemplo o aspecto tão actual sobre a crise económica a nível nacional, europeia, digo, mundial mesmo sendo um direito que assiste ao cidadão comum andar informado, também é verdade a reacção de pessimismo que provoca a notícia na mente de cada ouvinte.
Em pesquisas que fizemos ficai a saber todos os meios de comunicação social como: cinema, rádio jornal Internet e televisão.
Acabamos por ver que a televisão é o meio de comunicação que tem mais impacto na influência da opinião pública porque é acessível a todas as camadas sociais e etárias.
O cinema, devido ser um meio de comunicação menos acessível que outros, apresenta por este motivo um menor impacto na influência da opinião pública.
A rádio é um meio de comunicação muito abrangente devido a ser bastante acessível á maioria das pessoas, existem rádios locais regionais e nacionais, abramgem todas as classes etárias e é um meio de comunicação com bastante influência.

Sem comentários: